quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Avançar

Beatriz Batarda, actriz. Lisboa, 2012
[ler, fazer, caminhar 03] Não sou retratista, informei o comissário da iniciativa, Fernando Pinto do Amaral insistiu que fosse eu a fazer os retratos. Há riscos que não gosto de correr, há convites que não se podem recusar. Avancei. O objetivo da iniciativa era a promoção e o incentivo à leitura. Todo o meu trabalho tem perseguido um fim material objetivo: a publicação em livro. Como conceito base de recolha, foi pedido aos retratados que escolhessem o local onde queriam ser fotografados, sugerindo eu que fosse um espaço de trabalho ou em casa. Era-lhes pedido que estivessem a ler um livro por si escolhido. Da minha parte não seria utilizada iluminação artificial, para a tentativa de captação do próprio ambiente luminoso dos diferentes locais. As personalidades escolhidas por Fernando Pinto do Amaral, foram: António A. Coutinho, médico e cientista; Beatriz Batarda, actriz; Graça Morais, pintora; Marcelo Rebelo de Sousa, professor de Direito e Rodrigo Leão, músico. O registo decorreu sem incidentes.
António A. Coutinho, médico e cientista. Lisboa, 2012

Graça Morais, pintora. Lisboa, 2012

Marcelo Rebelo de Sousa, professor de Direito. Lisboa, 2012

Rodrigo Leão, músico. Lisboa, 2012

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Só é pena os decisores não terem alargado a escolha a um desportista também. São critérios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Miguel Gomes, há a possibilidade de o projeto continuar com novos retratados e está pensada a inclusão de desportistas.

      Eliminar
  2. Caro Duarte Belo, ando a fazer o mesmo há cerca de um ano, mas fotografo cidadãos anónimos. Convido-o a conhecer o Acordo Fotográfico: http://acordofotografico.blogspot.pt/.

    Sandra Nobre

    ResponderEliminar