[regressar onde 12] Há uma envolvência geográfica que, nas mais recentes décadas que vivemos, se vem tornando cada vez mais complexa. A paisagem conturbada do curso terminal do Côa é um bom exemplo de um jogo de tensões difícil de resolver. As gravuras foram o primeiro gesto de uma intervenção duradoura num lugar “natural”, um passo inaugural, um delicado desenho e o dealbar da fixação do tempo e da forma, da realidade, em superfícies rochosas. Este é quase como o primeiro registo materializado de uma espécie que se vai emancipar de todas as outras e desenvolver um universo de razão, linguagem e tecnologia, inexistente até então. Há um conjunto de gravuras que estabelecem uma relação única com o vale. Seria esta leitura que as águas da barragem iriam destruir. Esta é uma das mais notáveis e arcaicas intervenções conhecidas do homem paleolítico em toda a Terra. Não se pode comparar, diretamente, as gravuras do Côa com outras manifestações gráficas como, por exemplo, as pinturas de Altamira, Lascaux ou Chauvet, que se encontram em grutas e que talvez tenham sempre guardado segredos rituais apenas acessíveis a comunidades locais. As gravuras foram, são, uma “arte” pública a envolver todo um território, a promover a participação de um vale, de um rio, a convocar um “espírito do lugar”. Muito antes do advento das cidades, já no Neolítico, as comunidades de hominídeos viviam em movimento, ou temporariamente fixadas em pequenos acampamentos, sempre de enorme precariedade, sujeitas as numerosas variáveis, como o clima, os recursos de caça disponíveis ou a proximidade de outras comunidades, eventualmente hostis. As manifestações rupestres do Côa incrementam o nosso conhecimento sobre um período da evolução humana de que não abundam elementos com esta qualidade. Mas também estimulam hoje a nossa imaginação, dão-nos pistas para a descodificação de um passado muito remoto. Este vale é quase como uma primeira cidade, ainda sem estruturas edificadas permanentes, sem arruamentos, mas já com o desejo de marcar e habitar um território em permanência, de o integrar numa cosmicidade que dava os primeiros passos numa interpretação da vida, do mistério da morte, da consciência de um tempo que passa.
dd145-23 - Vale do rio Côa, Vila Nova de Foz Côa. 1995
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dd163-12 - Pedreiras do Poio, Vila Nova de Foz Côa. 1996
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dg313377 - Barragem, Vila Nova de Foz Côa. 2012
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