quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Macedo de Cavaleiros

[Linha do Tua 70] A origem do topónimo Macedo de Cavaleiros não é consensual, ela poderá estar associada à lenda de dois nobres cavaleiros, então conhecidos por «Cavaleiros de Maça», justamente por usarem a maça, uma arma de guerra poderosa no combate corpo-a-corpo e que era constituída por um pau coberto por espinhos na extremidade mais grossa. Estes cavaleiros são representados num painel de azulejos de um fontanário da cidade. Uma outra origem possível para o nome do lugar está relacionada não só com o facto de a terra estar implantada em solo fértil para o cultivo da macieira, mas também com a circunstância de ser oriundo dela um cavaleiro, Martim Gonçalves de Macedo, que no dia 14 de Agosto de 1385, durante a Batalha de Aljubarrota, terá salvado a vida do Mestre de Avis. Este, mais tarde, já como rei D. João I, reconheceu e gratificou esse feito. O lugar manteve-se com o seu carácter acentuadamente rural durante vários séculos. Em 1853 foi criado o concelho de Macedo de Cavaleiros, depois de uma reforma administrativa que extinguiu outros municípios da região. Dez anos mais tarde, o povoado foi elevado à categoria de vila e, em 1999, passou a ser cidade. Macedo de Cavaleiros situa-se num ponto estratégico entre a serra de Bornes, a sul, e a serra da Nogueira, a norte, no limiar entre a Terra Quente e a Terra Fria Transmontana. Ao contrário do que acontece com as outras duas cidades por onde passa a Linha do Tua, Mirandela e Bragança, Macedo de Cavaleiros desenvolveu-se num terreno de horizontalidade acentuada. Neste ponto confluem duas importantes vias da região: a já referida, que liga o Porto a Bragança, e outra, que encontra esta estrada e que percorre o Portugal interior desde Castelo Branco, Covilhã, Guarda, atravessa o Douro no Pocinho e segue para norte até Macedo de Cavaleiros. A construção da estação ferroviária em 1905, a cerca de 800 metros do centro da então vila, levou à construção de uma avenida, que, prontamente, foi marginada por novas construções que levaram à expansão do espaço urbano. Foi este cruzamento de vias, particularmente pela presença do caminho-de-ferro, que levou a um maior desenvolvimento urbano, ao atrair pessoas de vários pontos da região.
Macedo de Cavaleiros, 2001 (todas as fotografias)




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