terça-feira, 20 de outubro de 2015

Viagem Beira Baixa 2014

[Castelo Branco 11] São do ano 2014 as fotografias mais recentes mostradas em Castelo Branco. Resultaram de uma visita ao Geoparque Naturtejo onde se encontram uma série de lugares 'geológicos' extremamente interessantes e muito diferenciados entre si. Começamos o percurso no norte do Alentejo, nos granitos penducolares de Arez, depois o Conhal do Arneiro, extensa paisagem de calhaus rolados e vestígios de mineração arcaica. Atravessámos o Tejo e fomos visitar um tronco de árvore fóssil em Vila Velha de Ródão; Portas de Almourão, no rio Ocreza; miradouro das Corgas; Cascata da Fraga da Água D’Alta; serra da Gardunha; as Furdas de Salvaterra do Extremo; e minas de Segura e, para terminar, as minas da Tinta e do Pó em Monforte da Beira.
A esta viagem à Beira Baixa voltarei mais tarde, neste espaço da Cidade Infinita, a propósito de uma reflexão sobre espaço e o seu registo fotográfico, no contexto de uma revista de geografia. (Este é o último post relativo a Castelo Branco).

Cascata da Fraga da Água D’Alta. Oleiros. 2014

Serra da Gardunha. Fundão. 2014

Segura (prox.). Idanha-a-Nova. 2014

Castelo Branco. 2015




1 comentário:

  1. As furdas de Salvaterra do Extremo - que saudade. Quem lá for veja ainda o Salto da Cabra (Miradouro natural numa escarpa do Rio Erges) e o lagar desenhado na rocha perto das furdas.

    ResponderEliminar