quinta-feira, 29 de julho de 2021

Intuição

[Suzanne Daveau 11] Suzanne Daveau não teve formação académica em fotografia, mas esta fazia parte da cultura familiar. Foi aprendendo desde a sua juventude. Também não teve formação artística, nem nunca foi esse o objetivo da sua utilização da fotografia. Estes factos fazem do seu uso da imagem fotográfica algo de relevante em vários domínios. Por um lado a intuição para a fotografia, para um enquadramento cuidado, por outro a associação a uma ideia «de ciência a que, cada vez mais, a fotografia vem a ser integrada», por esta ser tão necessária para um conhecimento efectivo do território. 

A fotografia de Suzanne Daveau foi desenvolvida em paralelo com a sua carreira científica, no ramo da geografia (física e humana), bem como da sua atividade docente. Foi, é, uma incansável viajante. Nas suas fotografias todos entramos nesse interminável movimento de conhecimento do espaço e do tempo.


«Mas eu penso que as minhas fotografias podem ser uma coisa ou outra: ou podem ser um documento de um trabalho que já tenho na cabeça e junto material; ou então é mais uma pessoa que passeia, que admira uma paisagem bonita e que procura uma coisa bonita.» (Transcrição de excerto de conversa com Suzanne Daveau).


Região de Chamonix (Monte Blanc), França, 1963. (fotografia de Suzanne Daveau)


Sem comentários:

Enviar um comentário