[Linha do Tua 01] No dia 17 de Setembro de 1987 parti do Porto, de comboio, da estação de São Bento, rumo a Barca de Alva. Nesse dia iniciei uma longa caminhada pedestre, solitária, até Miranda do Douro, onde cheguei a 22 de Setembro. Foram dias intensos, duros, numa paisagem de invulgar imponência. Eram as primeiras grandes viagens por um Portugal que, ainda hoje, não deixa de me surpreender. No dia seguinte, de madrugada, apanhei uma camioneta com destino a Bragança com o objetivo de aí apanhar, de novo, o comboio e de fazer a Linha do Tua, um percurso que considerava quase mítico. Apanhei o comboio em Bragança com destino ao Tua e, ainda no dia 23, regressei ao Porto, o ponto de partida da viagem. É um itinerário que quem percorre não esquece. As últimas fotografias que fiz nesta viagem são de Bragança, onde se acabaram os filmes que tinha disponíveis. O itinerário ferroviário apenas ficou gravado na minha memória.
Irei iniciar, neste espaço, a apresentação do itinerário ferroviário da linha do Tua, seguramente, nos seus quilómetros iniciais, pelo contexto paisagístico, o mais extraordinário de toda a rede ferroviária portuguesa.
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Estação de São Bento. Porto. 1987 |
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Comboio, linha do Douro, São Bento - Barca de Alva. 1987 |
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Rio Douro próximo de Freixo de Espada à Cinta. 1987 |
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Rio Douro próximo de Miranda do Douro. 1987 |
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Paisagem próxima de Miranda do Douro. 1987 |
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Bragança. 1987 |
Uma curiosidade: Nessa longa caminhada até Miranda do Corvo onde pernoitavas ?
ResponderEliminarCaro amigo Luís Miguel, até Miranda do Douro pernoitava no campo, claro, e nem tenda levava, apenas um 'pano de tenda', militar, onde me abrigava se chovesse, o que veio a acontecer.
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