sábado, 30 de março de 2019

Energia (Universo 1/4)

[exp_fuga 08] Uma descrição possível do fenómeno energia e das suas múltiplas formas de revelação, onde todas as transferências estão contidas. Movimento, relação, transposição, troca, sistema, ordem, conversão do imaterial em objeto. É a permanente alteração dos estados da matéria para se transformarem em algo diferente de uma condição inicial. É a Indeterminação ou o desconhecido universo quântico onde pressentimos estar a explicação, o entendimento do mundo que habitamos, ou algo que nos vai revelar a indeterminação de tudo, mesmo a ausência de leis unificadoras. Força. Somos determinados por uma série de fatores e nos nossos genes estão inscritos gestos que não conseguimos identificar a origem, mas que poderá ser muito remota. Há uma pulsão que nos move, que nos empurra. Na capacidade de processamento dos computadores poderá estar a descodificação deste muito remoto passado. Motivação, fôlego, alento são como que a invenção da nossa própria circunstância. Transformação.
Como representar a energia em fotografias? Quais são as fontes de um saber? Como evoluir no pensamento que busca as formas particulares do seu próprio conhecimento? Alimentamo-nos num mundo quântico, numa miríade de pontos de luz alternados escuridão.

Exposição/Fotografias: abstração, vazio, representação do nada, silêncio. A energia presente na natureza, a força motriz do mundo. Elementos soltos, fotografias, aparentemente sem qualquer ligação entre si. A “grande” apresentação deste projeto, deste trabalho, do chão a partir do qual tudo se ergue. A presença do vento (Alento), mar, rios, fogo, florestas queimadas (Douro Internacional), mau tempo; mar ao largo do Cabo Mondego; mar em Vila do Conde; torres eólicas; moinhos de vento da serra da Atalhada (assumir que este é um trabalho de revisitação e reinterpretação, também, de fotografias antigas); Pulo do Lobo; vulcão dos Capelinhos; São Gabriel, um carro que deixa um rasto de luz na paisagem; escombreira da barragem de Foz Côa; Cabo da Roca; barragens do Alto Douro; Serra de Sicó (sinal de perigo de eletrocussão); erosão de rochas no rio Mondego (Carregal do Sal); vento na serra da Estrela; rasto deixado pelo barco entre a Madeira e o Porto Santo; Cabos de alta tensão no Douro e em Anadia.


Exposição Fuga. Ar.Co. Lisboa. 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário