segunda-feira, 8 de abril de 2019

Si (Casa 1/1)

[exp_fuga 17] Numa última paragem, ou apenas num lugar de repouso, na pausa da viagem, olhamos para trás, ou para o interior, depois de termos andado fora de nós próprios. Todo o passado aqui contido, desenho de uma linha, uma rede, uma geometria, síntese de existir. Pensamento, ausência de matéria. Depois de tanto caminhar, de tanto produzir, de reunir informação dispersa por lugares longínquos, paramos. Repousamos num lugar de regresso, olhamos ao redor. A Arquitetura é, aqui, a construção de uma casa, que poderá ser um bairro ou uma cidade. É a proposta de uma ordem para o espaço. Interior. O conhecimento das dimensões interiores de cada ser, da sua forma de operar as ferramentas de que dispõe, leituras pessoais de uma condição humana. A primeira e última casa, toda a fragilidade das construções humanas. Num mundo fascinante em permanente mudança, território dos mais devastadores cataclismos, construímos a fragilidade de um lugar, a casa comum, de afastamento a natureza que nos ergueu como espécie. Permanência . Não há permanência que não seja breve. Tudo é construído numa contingência fugaz. Na voracidade da vida, procuramos os sentidos possíveis, mais prováveis, de existência racional.

Exposição/Fotografias: Diagramas, esquemas, formas possíveis de representação de uma totalidade e aproximação à um desenho progressivamente mais evoluído, tendencialmente “último”. Atlas de palavras. Descrição de conceitos. Os grandes temas estruturais desta “viagem”. A unidade mínima a partir da qual tudo irradia. O regresso ao princípio, a energia, espaço, tempo e matéria, fim de um ciclo. O recomeço num ponto mais avançado da viagem de uma sucessão de ciclos que serão continuados por outras gerações de humanos.
Exposição Fuga. Ar.Co. Lisboa. 2019

Exposição Fuga. Ar.Co. Lisboa. 2019

Exposição Fuga. Ar.Co. Lisboa. 2019

Exposição Fuga. Ar.Co. Lisboa. 2019

1 comentário:

  1. Excelente texto. Lembrei-me do teu conceito de a arquitetura como casa para o ser, ainda que agpra fugaz e precária. Talvez falte a essa casa uma dimensão transcental
    Pelo menos uma tentativa atrevida de eternidade. Vou voltar mais vezes a esta casa.

    ResponderEliminar