[pocinho-côa 4] A obra da Linha ferroviária do Douro foi iniciada em 1875 e concluída, em Barca de Alva, em 1887, altura em que também foi inaugurada a ligação internacional a Espanha. Este canal ferroviário haveria de ser a espinha dorsal de uma complexa rede subsidiária que incluía as linhas do Tâmega, do Corgo, do Tua e do Sabor. Fora ainda projetada e construída uma ligação da Régua a Lamego, mas que nunca haveria de ser concluída. A construção de todas estas linhas tornou possível o acesso a lugares para onde seriam necessários vários dias de caminho por estradas sinuosas e perigosas. Fora um esforço enorme de modernização de todo um país, que talvez não tenha sido devidamente acompanhado por outras políticas de fomento de desenvolvimento regional. Todo o sistema circulação ferroviária se manteve ativo durante várias décadas, mas o desinvestimento na rede e o crescimento da rodovia, haveriam de ditar o progressivo abandono deste maio de transporte. Hoje todas as linhas subsidiárias estão encerradas. A própria Linha do Douro foi truncada no seu troço entre Pocinho e Barca de Alva no início do ano de 1985. A ameaça de encerramento paira, há alguns anos, sobre o troço entre a Régua e Pocinho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZtVlgSoqlHcQnb8jF5b-b0QCVJA7yKMXi89JJoRxHA9TJHGoXLy4SQIzt9wivGJgPqv1nWvzDpokxAoPScT-lLMSmA1Z4vXbBw3F5hxIKftb6nbUc4R2-Q25Cmgs2ODDw8CnZejoeIA/s1600/dg645876.jpg) |
Linha do Douro. Vila Nova de Foz Côa. 2016 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQRZjTdAVN7N_gpGH8QEQrN02KoP2VP_JSeSqF-L3gBLQbIyUZmw0h1C8MOqEpjVN6iTLhIbdEq296pJYpHoOWVxo5X3NRdO6pb8Hh-WXJ3aXqKzNI1AVkEoVNiDMh7vUPqNG5Y4_Qqw/s1600/dg646116.jpg) |
Rio Douro. Vila Nova de Foz Côa. 2016 |
Sem comentários:
Enviar um comentário