sábado, 28 de janeiro de 2017

Fontes

[arquivo cidade 045] Este trabalho partiu do objetivo de produzir um mapeamento fotográfico de um território delimitado, no extremo poente de Castelo Branco. A materialização do projeto consistiu na apresentação pública do trabalho desenvolvido no campo junto de uma das comunidades visadas e na realização de uma exposição. A pesquisa que precedeu o trabalho no terreno foi feita na Carta Militar de Portugal, escala 1/25.000, série M 888, do Instituto Geográfico do Exército, bem como na consulta de fotografias aéreas disponibilizadas no Google Earth e no Google Maps.
Há uma base transversal e sempre presente num olhar sobre Portugal: a obra de Orlando Ribeiro e de um modo de fazer geografia por si fundado. Também a escola etnográfica de Jorge Dias, Ernesto Veiga de Oliveira, Benjamim Pereira, entre outros, é uma referência sobre a ruralidade. O inquérito à arquitetura Popular Portuguesa é outra obra incontornável.
De referir ainda o recurso a fontes bibliográficas díspares que, de algum modo, contribuem de forma ativa para a construção de um olhar e de uma reflexão sobre o espaço entendido de uma forma lata.
Não poderá deixar de ser aqui assinalado que este trabalho é a continuidade de cerca de 30 anos de recolhas fotográficas, de mais de 10.000 povoações fotografadas em espaço português, 1.200.000 fotografias feitas e referenciadas, 700.000 quilómetros percorridos.

Ribeira do Alvito, Sesmo, prox., Sarzedas, Castelo Branco. 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário