quarta-feira, 17 de julho de 2013

Máquinas sobre máquinas

Biblioteca Nacional de Portugal. Lisboa. 2009
[a torre 12] A fotografia vai-se assumir como uma tecnologia que dialoga com outras tecnologias, com outras máquinas. Esse diálogo é muitas vezes estabelecido com obras em construção, obras essas que, com emprego de novos materiais, como seja o ferro ou revestimentos de pedra, que no passado não se conseguia transformar em finas placas, vão assumir formas e processos de construção até então também inexistentes. Esses novos métodos de edificação além de permitirem escalas de intervenção muito maiores, vão realizar-se em períodos muito mais curtos do que aqueles que eram requeridos para, por exemplo, uma catedral, que demorava várias décadas. Esta celeridade dos processos vai ser imediatamente um objetos de trabalho da nova emergente fotografia. Em 1861, vinte e dois anos depois da apresentação pública do Daguerrótipo, é iniciada a construção da ópera de Paris, edifício emblemático símbolo de uma cidade e de uma nova cultura burguesa. Os fotógrafos Delmaet e Durandelle vão fazer uma cobertura exaustiva da evolução da obra, que se prolongará por 16 anos depois de varias vissicitudes relacionadas com a instabilidade política da França de então.

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