quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Celebração da Cultura Costeira

Praia da Salema. Vila do Bispo. 2002
Hoje está na moda falar do mar, do seu potencial económico. Quase sempre se pensa então, creio, em grandes projetos que, invariavelmente não passam disso mesmo. Todos os dias há homens e mulheres que olham o imenso oceano, que lhe perscrutem os sinais, que no impercetível movimento das marés, na direção e intensidade do vento e com uma intuição estranha e misteriosa, desenham a eminência de uma saída para a pesca. Raramente se ouve falar deste labor, de quem como ninguém enfrenta o mar num quotidiano temerário, em gestos repetidos, milenares.
Celebração da Cultura Costeira foi um projeto que conheci recentemente e que, justamente, propõe-se fixar e inventariar as formas e culturas de relação das comunidades piscatórias com o mar.
Ficam aqui os principais objetivos tangíveis, desta iniciativa, como que o lançamento de uma rede para não deixar escapar um valor cultural ímpar, mas precário e, de alguma forma, ameaçado:
Em http://ccc.mutuapescadores.pt/ é exposto o essencial do projeto.
«Objectivos tangíveis:
- Criar uma rede de inventariantes locais da cultura costeira com o fim de identificar elementos desta herança cultural;
- Sistematizar uma metodologia de formação que possa servir um perfil de inventariante com experiência e prática cultural e profissional diversificadas e que assegure o recrutamento de novos inventariantes locais e a consequente renovação do processo de consciencialização cultural, contribuindo para a emergência de iniciativas de desenvolvimento regional;
- Conceber uma exposição itinerante e publicações que difundam a necessidade e o perfil deste trabalho, uma base de dados on-line e uma unidade de validação, que assegurem a sustentabilidade do processo findo o projecto fundador.»

Sem comentários:

Enviar um comentário