quarta-feira, 21 de julho de 2021

Processo

[Suzanne Daveau 04] O espólio fotográfico de Suzanne Daveau está repartido em dois núcleos. Um encontra-se em sua casa, o outro está à guarda do Centro de Estudos Geográficos, da Universidade de Lisboa. Foi-nos possível ver todas as imagens de ambos os arquivos (cerca de 8.500 fotografias digitalizadas e aproximadamente 1.600 fichas, no Centro de Estudos Geográficos). Existe ainda um terceiro núcleo que consultámos, em versão digital, constituído pelas fotografias de família e que neste momento se encontra em Paris, com Françoise Daveau, irmã de Suzanne.

Não é simples fazer uma seleção de um tão grande conjunto. Há sempre opções a tomar e imagens que por vezes são muito difíceis de excluir. É frequente depois de uma sucessiva decantação daquelas que nos parecem ser as melhores imagens, olharmos para outras seleções que foram ficando para trás neste processo e depararmo-nos com dúvidas se essas mesmas imagens deveriam tomar o lugar no grupo principal. Há critérios de seleção que foram, desde o início, para nós claros. Um deles foi o de captar a diversidade e riqueza tanto cronológica como geográfica que o seu espólio preserva. Isto é, por um lado, a de mergulhar em toda a sua cronologia, desde 1937 até ao ano 2000. E por outro, a de olhar todos os países onde esteve e dos quais trouxe fotografias e representar essa pluralidade. Houve ainda a necessidade de dar uma atenção especial aos três mais importantes núcleos de fotografias que são, França, África e Portugal, coincidentes com as três permanências mais demoradas ao longo da sua vida. Há critérios de seleção que são menos objetivos, que se relacionam com a interpretação do valor estético das fotografias, com algum particular aspeto de luz ou da composição dos vários elementos que estão presentes na imagem. Há uma carga intuitiva forte nestas opções relacionada com a cultura visual do observador e por vezes, inevitavelmente, afetiva quer pela experiência pessoal de quem lê as imagens, quer pelo conhecimento que foi reunido sobre as próprias fotografias.

 

Bretanha, França, 1948. Fotografia de Suzanne Daveau

 

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