quinta-feira, 19 de julho de 2018

Castanheiro

[procurar um país 031] Algumas árvores monumentais parecem dialogar com os elementos construídos mais arcaicos das paisagens. São seres com gigantescos corpos erguidos em busca da luz. Extraordinários monumentos evolutivos. Um olhar consciente converte estas árvores em linguagem e com elas dialogaremos sobre a vida e a sombra. 

015. Castanheiro. Castelo de Ansiães. Carrazeda de Ansiães. 1993



2 comentários:

  1. "Sobre a vida e a sombra" - duas faces da mesma moeda - nesse castanheiro que resiste aos anos, não sem que se vejam as marcas no tronco, os ramos e galhos que deixou crescer para agarrar a luz entre folhas. A vida transforma tudo e todos. Saibamos nós, como as árvores, tornarmo-nos um abrigo e desenharmos no chão uma sombra para o repouso e o ócio.

    ResponderEliminar
  2. Existe um trecho de uma obra literário que gosto muito: O início da "Casa Grande de Romarigães" do Aquilino Ribeiro. Também ali se inicia a narrativa com uma árvore nascida do acaso, mas que a vemos logo como um monumento à história de uma família, como um elemento vivo, selvagem mas acolhedor, resistindo à erosão do tempo.

    Gostaria de deixar aqui esse trecho para que o possam saborear:
    https://arvorecomvoz.blogspot.com/2013/12/aquilino-uma-literatura-bem-temperada.html

    ResponderEliminar